10 de maio de 2009

Mães, ou porque os filhos não dão em árvores

Não sou mãe. Talvez seja algum dia, ou não.

Admiro algumas mães, não todas. Então este papel social por si só não diz nada para mim. Existem mil e um motivos capazes de despertar em uma mulher a vontade de ter filhos....
E, ao contrário do que nos diz o mito do amor materno, nem todos são nobres!

Este ano uma coisa me chamou atenção: recebi flores em todos os lugares. Desde supermercados a bancos! Será que o mundo acha que todas as mulheres nasceram para serem mães?
O eterno papel do feminino e blablabla..... Mas o que é mesmo o feminino? Elizabeth Badinter nos diz:

Deduzindo-se o feminino da capacidade materna, define-se a mulher pelo que ela é e não pelo que escolhe ser. E não há definição simétrica do homem, sempre apreendido pelo que faz e não pelo que é”.
(Um amor conquistado - o mito o amor materno)


Talvez seja o meu corpo que já delata minha proximidade mais com o papel de mãe do que de filha.... Pelo menos as flores deixaram a minha casa mais bonita!


Nenhum comentário: